Horário de atendimento. De 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 | Tel. 3226-1944 | Whatsapp: 98884-6647
Institucional
Sinttel Piauí
Entidade sindical representativa da categoria dos trabalhadores em telecomunicações, empregados das empresas operadoras de telefonia móvel e celular, empregados das empresas terceirizadoras de serviço de infraestrutura de telefonia e telecomunicações, que atuam no planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e atendimento ao público dos serviços prestados aos usuários de telecomunicações.
A proposta de criação do Sindicato teve inicio no dia 15 de agosto de 1966 por 18 (dezoito) trabalhadores e trabalhadoras da antiga TELEFONES DO PIAUI S.A. – TELEPISA, como Associação Profissional dos trabalhadores em empresas telefônicas do Estado do Piaui, seguindo a exigência da legislação da época. Nesta ocasião estavam presentes na assembleia realizada na Sede do Sindicato dos Comerciários de Teresina, as duas mulheres fundadoras do Sindicato, Sra. ILKA DE CARVALHO BASTOS RIBEIRO (falecida) e MARIA DOS SANTOS DE ARAÚJO PINHEIRO.
A primeira diretoria da Associação foi composta pelos seguintes companheiros: OSMAR DE ARAÚJO BORGES, Presidente; AMANDO ANTÔNIO PINHEIRO, Secretario Geral; ANTÔNIO MODESTO BORGES, Tesoureiro.
Posteriormente, no dia 28 de outubro de 1967, uma Assembleia de trabalhadores aprovou o pedido de transformação da Associação em Sindicato contando com a presença de 23 (vinte e três) trabalhadores e trabalhadoras onde foi eleita a diretoria da qual fizeram parte ILKA DE CARVALHO BASTOS RIBEIRO, MARIA DOS SANTOS DE ARAÚJO PINHEIRO e MARIA DO CARMO SILVA, as três primeiras mulheres que fizeram parte da diretoria da Associação precursora do Sindicato. Foram eleitos os companheiros AMANDO ANTÔNIO PINHEIRO, PEDRO SOARES BARBOSA e RAIMUNDO DOMINGOS XAVIER, respectivamente Presidente, Secretário Geral e Tesoureiro.
Em 1971, diante da demora em conceder o reconhecimento da Associação como Sindicato, os trabalhadores se reuniam novamente no dia 14 de agosto de 1971 aprovaram a criação do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM COMUNICAÇÃO NO ESTADO DO PIAUI, debatendo a necessidade de expandir a categoria diante da eminente criação da EMBRATEL, quando a categoria deixaria de ser apenas dos trabalhadores em telefonia, para se tornar mais abrangente através da telecomunicação proporcionada pela nova empresa que integraria Radiodifusão, Telex e Telefonia.
Nos registros do Sindicato consta a preocupação da categoria com a educação dos trabalhadores e de seus dependentes como também com a saúde dos trabalhadores nas emergências, além da preocupação com a qualidade dos serviços prestados à população, conforme registro em Ata da Assembleia realizada no dia 08 de abril de 1972.
Atualmente o SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES NO ESTADO DO PIAUI representa os trabalhadores e trabalhadoras das empresas concessionarias do Serviço e telecomunicações EMBRATEL e OI, e das empresas permissionárias do serviço de telefonia móvel, CLARO, TIM e VIVO, além de todas as empresas terceirizadoras, prestadoras de serviços e franqueadas para o atendimento ao público usuário dos serviços de telecomunicações.
Fazem parte do quadro social do sindicato 750 trabalhadores, sendo 450 homens e trezentas mulheres.
A telefonista simboliza a categoria profissional que hoje representa uma parcela importante de profissionais que contribuem para o desenvolvimento da sociedade exercendo o seu papel na tarefa de propiciar a comunicação entre as pessoas.
Hoje, na época da interatividade ,as mesas telefônicas estão superadas e a automação substituiu milhares de profissionais que antes completavam as ligações manualmente por equipamentos de interconexão de chamadas . O Telex não existe mais, perdeu a razão de ser diante das possibilidades ilimitadas da Internet em sua alta capacidade de transportar informação através de textos, sons e imagens.
Substituindo a telefonista tradicional, existem os Call Centers, com milhares de trabalhadores realizando incontáveis atividades. Vendas as mais diversas e variáveis, passagens aéreas, medicamentos, atendimento médico, bancário, seguros, aluguel de veículo, serviços funerários, hotéis, motéis, horóscopo, assinatura de revista, serviços de TV por assinatura, Radio taxi, assinatura de jornais e revistas, vendas de eletrodomésticos, computadores, telefonia e, sobretudo na telefonia, estão os novos trabalhadores de telecomunicações.
Os novos trabalhadores da Telefonia e telecomunicações vendem de tudo e fazem tudo: Aparelhos móveis, serviços de banda larga, mensagens de texto, multimídia, secretária eletrônica, consulta a banco, cartão de crédito, cartão telefônico, crédito de celular pré-pago, pós-pago, TV por assinatura, com e sem internet, internet discada, telefone VoIP e TV Digital, telefonia fixa, manutenção de telefones públicos, operação de Distribuidores Gerais, Despacho de serviços, reparo de linhas de acesso, conserto de cabos telefônicos, operação e reparo de centrais, operação e reparo dos equipamentos de transmissão, emenda e reparo de enlace ópticos, atendimento ao público, enfim, nos dias atuais os trabalhadores em telecomunicações trabalham muito mais que antigamente.
Em cada loja comercial, posto de combustível, farmácia, banco, rstaurante está uma maquininha de pagamento eletrônico a cartão que, só funciona se o Serviço de telecomunicações estiver operando normalmente.
No setor, considerando os Call Centers, está a mão de obra mais jovem do país, que mais concretiza o primeiro emprego e que mais emprega mulheres.
O 8 de Março é um dia Histórico para as mulheres consagrado como o Dia Internacional da Mulher, simbolizando a luta pela igualdade de direitos e emancipação da mulher.
Para o SINTTEL-PI o dia 8 de março também é importante como a data em que foi concedida a CARTA SINDICAL e a Associação Profissional dos trabalhadores em empresas telefônicas do Estado do Piaui foi finalmente reconhecida como o SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS NO ESTADO DO PIAUI-SINTTEL-PI.
Alexandre
29 de abril de 2014 em 09:08
isso aqui nao funciona nao ? kd a vikstar ?