Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O poder de transferência de votos de Lula, o melhor presidente que o Brasil já teve, continua inabalável. Apesar de o ex-presidente ser mantido preso político há mais de cinco meses em Curitiba, quando é informado que o ex-ministro da Educação Fernando Haddad é o indicado por Lula para substituí-lo como candidato à Presidência da República pelo PT, 22% dos eleitores declaram intenção de voto no petista, revela a nova pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (13).

Neste cenário, que é estimulado pelos pesquisadores que apresentam uma cartela com os nomes dos candidatos, Haddad cresceu de 12% para 22%, entre julho e setembro. O segundo colocado Jair Bolsonaro (PSL), passou de 16% para 18%; Ciro Gomes (PDT), foi de 9% para com 10%; Marina Silva (Rede), caiu de 11% para 5%; Geraldo Alckmin (PSDB), também caiu, de 7% para 4%.

Já Henrique Meirelles (MDB), tem 2% das intenções de votos; João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos), 1%, cada; outros candidatos tem 1%. Ninguém, brancos e nulos alcança 21%, e não sabe não responderam, 16%.

53% já sabem que Haddad é o candidato de Lula

Mais da metade dos brasileiros (53%) já sabe que Lula apoia Haddad para substituí-lo como candidato da coligação “O Povo Feliz de Novo”, que reúne o PT, o PC do B e o Pros, que tem Manuela d’Ávila como candidata a vice.

De acordo com a pesquisa, entre julho e setembro, o percentual dos que conhecem Haddad aumentou de 27% para 42%.

Segundo turno 

Em todas as simulações de segundo turno, tanto nas em que é apresentado como o candidato de Lula, quanto nas em que aparece sozinho, Haddad ganha de todos os candidatos.

No cenário em que é apresentado como candidato de Lula, se o segundo turno for contra Bolsonaro, Haddad tem 36% das intenções de votos contra 24% do deputado do PSL. Se for contra Alckmin, Haddad alcança 37% contra 13% do ex-governador de São Paulo.

Já na simulação em que é apresentado sozinho, sem o entrevistador avisar que ele é o candidato de Lula, Haddad vence Marina por 32% a 16%.

A pesquisa CUT/Vox não fez simulação de segundo turno contra Ciro Gomes.

O poder de Lula no Nordeste

As intenções de voto em Haddad cresceram em todas as regiões do País, em especial, no Nordeste, onde Lula sempre foi o mais votado em todas as eleições.

Entre julho e setembro, as intenções de voto em Haddad pularam de 14% para 31% no Nordeste. Em segundo lugar vem a Região Sudeste, onde as intenções variaram de 12% para 20%; seguido do Centro Oeste/Norte, de 12% para 19%; e Sul, de 10% para 11%.

Sobe avaliação positiva de Haddad. Bolsonaro é o pior avaliado

Entre os que conhecem bem e mais ou menos, a avaliação positiva de Haddad  é maior do que a dos demais candidatos pesquisados. Haddad é avaliado positivamente por 33% dos brasileiros; Ciro é o segundo melhor avaliado pelo povo, com 31%. Na sequência, vêm Bolsonaro, com 28%, Marina, com 22%; e Alckmin, com 20%.

Já a avaliação regular registrou variação maior. Haddad (36%), Ciro (44%), Bolsonaro (18%), Marina (50%) e Alckmin (37%).

O pior avaliado pela população é Bolsonaro, cujo percentual negativo atingiu 53%.  Em segundo lugar vem Alckmin, com 40% de avaliação negativa, seguido de Haddad (29%), Marina (26%) e Ciro (21%).

Bolsonaro

Dos 92% que souberam que o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) foi agredido em Minas Gerais, 64% acreditam que foi o ato de uma pessoa desequilibrada, com problemas mentais. Outros 35% acham que foi uma agressão política, um atentado organizado e planejado.

Perguntados se acreditavam que o atentado mudaria os rumos da eleição, 49% respondeu que não, o atentado não mudaria o voto das pessoas. Outros 33% acham que pode rumar o rumo e fazer as pessoas votarem em Bolsonaro.

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada entre os dias 7 e 11 de setembro, antes do PT oficializar Haddad como o candidato do partido à Presidência da República. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 121 municípios.

A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Foram entrevistadas pessoas com 16 anos ou mais, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal.

> Confira aqui todos os dados.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em CUT

Veja também

Autor de comentários racistas no Facebook vira réu na Justiça Federal

Internauta que disse que negros são “desprovidos de inteligência” está sujeito a pena de p…